Material Didático - SAE DIGITAL

O Colégio Confiança, do Grupo AEON, utiliza o material didático do SAE.

O conjunto de materiais didáticos SAE (Saber, Agir, Evoluir) Digital apresenta coleções de acordo com cada faixa etária, embasados na BNCC.

O SABER é a busca pelo conhecimento por parte dos alunos, protagonistas das suas descobertas e os professores, condutores, facilitadores do ensino.

O AGIR cria nos alunos o aprendizado com o uso dos materiais atualizados e dinâmicos. Os professores complementam com os recursos do site, como o livro digital, a realidade aumentada e o banco de questões e provas.

O EVOLUIR acontece de forma natural, através dos diversos estímulos nos ambientes escolares, mapeando as facilidades e dificuldades dos alunos com as avaliações contínuas, relatórios de rendimento, reuniões com os pais e responsáveis e o apoio pedagógico constante.

Os livros do SAE são o início para o descobrimento dentro da sala de aula e através da ludicidade, os professores apresentam os temas a serem trabalhados, finalizando com o registro nos livros didáticos.

Educação Infantil

O papel da Educação Infantil é garantir que as crianças vivam plenamente a infância, de forma a se desenvolverem integralmente em seus aspectos físico, cognitivo, afetivo e social. A fim de compartilhar essa responsabilidade com a Escola e com a Família, o SAE Digital desenvolve recursos pedagógicos que oferecem experiências significativas para cada etapa da infância. Assim, promove a autonomia, a criatividade, a socialização e a construção de significados com base em descobertas feitas nos meios natural e cultural. Por meio de interações e brincadeiras, a criança é estimulada a buscar cada vez mais o conhecimento sobre o mundo.

A coleção “A Criança e o Mundo” é cuidadosamente projetada para atender a todos os grupos etários da Educação Infantil, contando com:

  • propostas de atividades que estimulam a interação e a ludicidade;
  • valorização do conhecimento prévio da criança para o desenvolvimento da sua autonomia;
  • desenvolvimento dos saberes emocional, histórico, social, cultural, tecnológico e científico;
  • soluções para o uso relevante da tecnologia educacional;
  • projeto gráfico visualmente atrativo e estimulante;
  • orientações pedagógicas e encaminhamentos para o professor;
  • atualização constante, conforme as novas diretrizes educacionais – como a BNCC.

Ensino Fundamental I

Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a proposta do SAE Digital é promover a sistematização das informações e temas propostos, ao mesmo tempo em que instiga a curiosidade e o prazer pelas descobertas. Os materiais didáticos conversam diretamente com os alunos das novas gerações, ao trabalhar a tecnologia de maneira integrada no processo de ensino e aprendizagem.

Em um cenário caracterizado por rápidas mudanças, o material do SAE Digital possibilita que as crianças e adolescentes desenvolvam uma leitura plural do mundo!

Em um cenário caracterizado por rápidas mudanças, o material do SAE Digital possibilita que as crianças e adolescentes desenvolvam uma leitura plural do mundo, com uma coleção que dispõe de:

  • projeto gráfico visualmente rico e adaptado às necessidades e ao desenvolvimento do aluno em cada ano;
  • valorização do conhecimento prévio do estudante e estímulo ao protagonismo;
  • recursos tecnológicos relevantes e integrados ao material impresso;
  • desenvolvimento das competências e habilidades propostas pela BNCC;
  • encaminhamentos metodológicos para o professor e sugestões para ampliar o trabalho em sala de aula;
  • materiais atualizados bimestralmente, trazendo os mais recentes acontecimentos e atividades.

Ensino Fundamental II

Os anos finais do Ensino Fundamental devem consolidar a aprendizagem de conceitos e habilidades necessárias à inserção do aluno no universo da cultura, da cidadania, da ciência e da tecnologia. Por meio da pesquisa, da investigação, das múltiplas leituras, da resolução de problemas e de conexões entre os saberes, a coleção didática SAE Digital promove o aprofundamento e a sistematização do conhecimento científico. Visando à tomada de decisões com base em princípios éticos, estéticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários, bem como preparar o aluno para uma transição suave para o Ensino Médio, diversos recursos e ferramentas são aplicados para proporcionar sua compreensão e interação com o mundo.

A coleção evidencia o aperfeiçoamento das competências e habilidades e atenta para as complexas necessidades que os estudantes enfrentam neste importante período da vida.

Para tanto, a coleção do SAE Digital conta com:

  • projeto gráfico visualmente rico e atrativo;
  • estímulo constante ao protagonismo estudantil;
  • tecnologia relevante e totalmente integrada ao livro didático;
  • desenvolvimento das competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular;
  • encaminhamentos metodológicos para o professor e sugestões para ampliar o trabalho em sala de aula, atuando sobre a realidade local;
  • conteúdo hiperatualizado, trazendo acontecimentos, exemplos e atividades atuais.

Ensino Médio

A etapa do Ensino Médio tem um papel crucial na consolidação e no aprofundamento dos conhecimentos adquiridos ao longo da trajetória escolar. Em razão disso, o SAE Digital concebeu uma coleção didática que promove o acesso à ciência, à tecnologia, à cultura e ao mundo do trabalho. Leituras críticas da realidade, resoluções de situações problema, hierarquização e sistematização dos objetos de conhecimento desenvolvem as competências necessárias para aprovação na universidade de escolha do aluno, para ser bem-sucedido na sua vida acadêmica.

Esta é uma das fases mais complexas da educação brasileira e, para atingir às expectativas das escolas, famílias e estudantes, a coleção do SAE Digital para o Ensino Médio visa a formação integral do jovem, a partir de características como:

  • temáticas e propostas de atividades conectadas com temas atuais, que fazem parte da realidade dos estudantes;
  • estímulo ao protagonismo estudantil e ao desenho do projeto de vida do jovem;
  • tecnologia relevante e integrada ao material didático;
  • mais de 2 mil questões atuais de vestibulares e Enem;
  • conteúdo hiperatualizado, trazendo acontecimentos, exemplos e atividades atuais.